sábado, 26 de abril de 2014

Empresários do agro utilizam páginas no Facebook para faturar mais


Fazer negócios pela internet é uma prática corriqueira, mas no agronegócio, a busca pela rede como ferramenta alternativa para vender e comprar é relativamente nova. Mais novo ainda é o uso de redes sociais para movimentar o mercado. Empresários têm começado a criar páginas na rede social Facebook para se aproximar do público e faturar mais.

Por ser grátis e chegar às pessoas de forma mais direcionada, a plataforma tem atraído nichos do agro. Entre diversos cases de sucesso está a página Agro Oportunidade, que veio da necessidade de vender máquinas usadas para que produtores comprassem novas, cobrando comissão. “Procurei um jeito de vender as máquinas de agricultores da região de Pato Branco (PR), que precisavam de dinheiro para dar de entrada em maquinário novo, e decidi usar o Facebook porque não tem que pagar para criar uma página e vender, como outros sites”, contou Alexssando Ferst, criador da página.

Desde que foi criada, em outubro de 2013, a página já foi útil para vender cerca de quatro máquinas. Parece pouco, mas levando em consideração o preço de cada uma, já é um número expressivo. E Alexssando já pensa em aumentar a oferta de produtos. “Em breve, vamos vender outros itens do cotidiano do trabalhador rural, como bonés, chapéus, roupas especiais”, avisa.

O mesmo serviço do Facebook serviu para aumentar uma feira voltada para agricultura familiar em Itanhaém (SP). Patrícia Ricomini, uma das feirantes, decidiu criar uma página para divulgar a feira, que acontece todos os sábados. De acordo com ela, a iniciativa teve aumento de 70% no número de visitantes. “Recebemos visitantes de cidades vizinhas que ficaram sabendo pelo Facebook. E isso fez a feira crescer: antes eram apenas banana e outras frutas, e agora temos mais variedade como palmito pupunha, compotas, legumes e bolos”.  Além disso, há procura de produtos para venda on-line: por meio de reservas para buscar na feira ou envio via correio, é possível negociar na web.
 
patrick_hruby_facebook (Foto: Divulgação/Facebook)
De acordo com o diretor de negócios do Facebook na América Latina, Patrick Hruby, é tendência a inserção de negociações do agronegócio na rede. “O Sebrae divulgou que há cerca de 6 milhões de pequenas empresas no Brasil, e nós levantamos que há mais ou menos 2 milhões de páginas empresariais no Facebook brasileiro. Ou seja, um terço das empresas está em nossa rede negociando e divulgando seus produtos”.

Quem cria páginas voltadas para negócios não espera tanto engajamento do seu público, e sim resultados imediatos. Quem quer turbinar o alcance para seus clientes pode abrir mão da publicidade paga na rede social, divulgando seu produto para quem tem interesse, por meio de filtros.

Pensando no crescimento de páginas empresariais, eles oferecerão o primeiro curso gratuito do mundo voltado para redes sociais organizado pelo Facebook em parceria com o Sebrae. Serão cerca de 1 milhão de pequenos empresários, tendo em comum o  interesse em aumentar a presença de suas  marcas e produtos na internet e, assim, gerar negócios. “Queremos crescer junto com o mercado e contribuir para a inclusão digital de micro e pequenas empresas brasileiras. Hoje, o Facebook chega a oito em cada 10 internautas brasileiros e isso representa uma oportunidade enorme para que os empresários cheguem aos seus consumidores”, afirmou Patrick.
 
Outros cases de sucesso no agronegócio

adubos_brasil_facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Adubo’s Brasil
Já pensou em vender adubo pela internet? O Paulo Pereira, da Adubo’s Brasil, já. Ao criar uma página no Facebook para conscientizar o consumidor final sobre a necessidade de adubação de plantas e flores para repor nutrientes, acabou também fazendo negócios: ao anunciar no Facebook, em apenas dez dias fechou uma venda de duas toneladas de adubo.
 
drakkar_solos_facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Drakkar Solos
Com os recursos do Facebook, da Drakkar Solos, empresa especializada na gestão de fertilidade de solos, conseguiu ultrapassar os limites da cidade de Santa Maria (RS). Após criar a página, conseguiu disseminar sua mensagem para outras cidades, abrangendo seu número de clientes pela rede.
 
zanelatto_facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Agropecuária Zanelatto
Leandro Zanelatto é um produtor de milho, soja e trigo. Até aí tudo bem: há outros milhões de agricultores do setor no Brasil. Para se diferenciar, divulgar seus produtos e contatar clientes, ele criou uma página no Facebook. Por lá, já contratou pessoas, negociou com outros países e até fazendas para arrendar.

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