terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PATRICIA RICOMINI, DE FEIRA AGRICOLA ITANHAEM, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
 Plantar banana e mandioca para consumo próprio e para pequenas vendas, não estavam mais satisfazendo as necessidades do nosso dia a dia. Começamos a ver nossos produtos estragando e a ter prejuízos. Então surgiu a vontade de fazer algo além, do que apenas plantar! Junto com a minha mãe, comecei a produzir doces e bolos com o que tínhamos no sitio, e comecei a vender para vizinhos e amigos! Como Produtora Rural, passei a fazer parte da Associação dos Agricultores Familiares de Itanhaém - AMIBRA, e por meio da associação, logo veio a esperança de uma nova fase na nossa vida.Foi criado há 3 anos por meio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e MDS o projeto Feiras Populares dentro da agricultura familiar, eu e minha mãe, logo entramos no projeto e começamos a vender nossos produtos na Feira que acontece aos sábados, no inicio tive muitas dificuldades, em diversificar os produtos que eram produzidos. Eu tinha muitas perdas, pois os doces eram vendidos em embalagens plásticas e pesados por quilo, não tinha conhecimento quanto a conservação dos produtos, com o passar do tempo vi que precisava mudar a forma de fabricar os doces e manuseá-los, até por questão de higiene. Fui me especializando através de pesquisas e cursos online sobre processamentos de alimentos, e assim buscando conhecimento fui adquirindo experiência. A partir dai comecei a fabricar compotas e conservas. A durabilidade passou a ser maior e o visual agradou o publico, além das compotas e conservas, passei a fabricar geleias e pimentas. Porém faltava algo para acrescentar e assim atrair mais clientes, percebi que a grande maioria das pessoas procuravam produtos naturais que de alguma forma traziam benefícios a saúde, foi quando comecei a pesquisar a fruta (banana) , e nela encontrei uma infinidade de benefícios , principalmente na banana verde, encontrando assim uma forma de acabar com as perdas das bananas, optei na compra de uma desidratadora de frutas, e passei a fabricar a farinha de banana verde e a secar banana madura para a fabricação de banana passa, produtos 100% naturais e de grande beneficio a saúde.Isto veio de encontro a necessidade da alimentação escolar combater a obesidade infantil, e assim a gestora do Banco de Alimentos sugeriu a inclusão na alimentação escolar abrindo mais um importante espaço de venda .Conquistei vários clientes principalmente os diabéticos que comprovaram a eficácia da farinha de banana verde, a banana passa também atraiu muitos clientes e ganhou seu espaço por ser um produto natural sem adição de açúcar. As idéias foram surgindo, consegui diversificar meus produtos na feira, com uso da banana como, por exemplo, o brigadeiro de banana que também é muito procurado, o pão de banana campeão de vendas na feira, com o tempo outras idéias foram surgindo, introduzi outra especialidade as frutas cristalizadas: mamão verde e a abóbora, para sair um pouco dos doces entrei com o hambúrguer de banana verde, as almôndegas com o uso da farinha de banana verde e pães. No sitio passei a plantar mais mandioca, para a produção de bolos e pães, e o maracujá para a fabricação das geleias. Paralelamente ao sucesso da experiência da comercialização direta e em função do que a gestora do Banco do Alimentos chamou de talento natural do nosso grupo de produtoras ,surgiu a ideia de publicação de um livro com nossas receitas , resultando no Livro Feiras Gourmet ,disponível em edição virtual no site da Prefeitura de Itanhaém e edição gráfica para distribuição e divulgação juntos aos clientes, o que alavancou de vez nossa vendas. Sempre pensando em aumentar a clientela, percebi que havia a necessidade de fazer uma propaganda de meus produtos e de outros vendidos na feira, foi ai que surgiu a ideia de utilizar as redes sociais o Facebook para a divulgação de nosso trabalho, no início com a página criada Feira Agrícola Itanhaém não havia muitas visitas achei que não iria dar muito certo, mas com muita insistência e sempre atualizando as postagens, com produtos, dicas e curiosidades, vi que o numero de pessoas sendo adicionadas aumentava a cada dia, hoje chegamos a marca dos 4000+ amigos em nossa página da feira e a procura dos produtos passou a aumentar significativamente. Hoje nossa página é um grande sucesso, com as postagens dos produtos ,alguns clientes já fazem a suas encomendas online. Onde faço entregas nas casas e separo os produtos para a entregas na feira. As vendas tiveram um aumento de 70%, comparadas ao começo do projeto. O sucesso da página no Facebook é tão grande que já gerou algumas entrevistas minhas ao MDS, Jornal Expresso Popular e Globo Rural. Além da nossa página no Facebook, também criei um Blog, onde passei a arquivar tudo sobre o Feiras Populares. Contudo ainda tenho as entregas anuais da chamada pública, do Banco de Alimentos de Itanhaém, PAA e PNAE, onde faço a entrega de bolo de banana, e farinha de banana verde para a merenda escolar. Gerando assim uma renda muito satisfatória. Estamos nos preparando para uma nova etapa que está surgindo para o Feiras, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, Banco de Alimentos e AMIBRA, um novo espaço está sendo criado! A construção do mercado do produtor junto com o Banco de Alimentos. Pensando nessa nova oportunidade que está surgindo, adquiri um novo equipamento para a produção de batata palha e chips, e vou introduzir nessa área a mandioca, inhame, batata doce, e banana verde. Será uma nova fase de grandes conquistas e de novas idéias. Por isso todo começo pode demorar em gerar resultados, mais é preciso paciência para conquistar. “Você precisa ser criativo na hora de vender seu produto. “Não pode desistir: a persistência é tudo!"
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Novidades! Inovação, produtos orgânicos e caseiros!
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Inovar nos produtos sempre que possível.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- O que mais vendo é a Farinha de Banana Verde e a Banana Passa.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Produtos utilizando a farinha de banana verde! Ex: Pães, Bolos, hambúrguer de banana, e almondegas .
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Não! Antes eu era apenas uma dona de casa, até ingressar na agricultura familiar.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- De todos os tipos, do mais simples, ao mais exigente.

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