quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Feira Popular de Itanhaém

Feira popular

Os agricultores também vendem seus produtos na Feira Agrícola Itanhaém, montada no pátio do estacionamento da prefeitura nos fins de semana e feriados. Para a instalação da Feira Popular no município, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu R$ 218,1 mil e a prefeitura deu contrapartida de R$ 19,8 mil.



A Feira Agrícola Itanhaém, que virou atração turística no município, agrega valor aos produtos. A atração conta até perfil no Facebook para divulgar o que é comercializado na feira. A página conta com mais de dois mil seguidores.
O município mantém a feira popular desde 2010, com produtos da pesca e da agricultura local da região. O programa é sediado na Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para apoio aos pescadores, estão sendo implantadas estruturas de comercialização conhecidas como praças do pescado.
Outro projeto relacionado ao tema é a produção de um livro de receitas da culinária caiçara, com alimentos típicos cultivados na roça, como palmito, banana e taioba. A intenção é reunir aproximadamente 80 receitas para que esta culinária seja divulgada na Feira do Agricultor, realizada semanalmente no Centro de Itanhaém.
Entre as receitas, é possível encontrar bolo feito com o coquinho da palmeira, vinagrete de palmito, bolo de mandioca, torta de bananas e de palmito com camarão. Todos os pratos já foram fotografados e o livro foi lançado na Feira do Agricultor, realizada aos sábados na prefeitura de Itanhaém.
Estas ações trouxeram como consequência o aumento da renda de agricultores familiares e, com isso, uma dinamização de economias locais. Houve um reconhecimento e valorização da produção familiar e dos agricultores pela sociedade e da produção orgânica de alimentos e da cultura alimentar local, de uma maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário